Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Milão

Após a visita ao Lago di Como regressei a Milão. Mesmo quem lá não foi, certamente já ouviu falar desta cidade. Pessoalmente já ouvi opiniões diversas mas o seu lado cosmopolita e a sua "alcunha" de capital da moda são pontos unânimes. Condicionada pelo tempo de que dispunha, e pelas opções do itinerário que tracei, preferi focar-me em conhecer o centro da cidade e, particularmente, o seu Duomo, de forma a poder ficar rendida a esta cidade, ao invés da possibilidade de ficar algo desiludida com esta metrópole, como tanto me avisaram...
Hoje em dia Milão é a segunda maior cidade italiana e a terceira maior área metropolitana da UE. Para além de capital da moda é o centro financeiro, industrial e cultural de todo o país, pelo que, por si só, é um destino bastante atractivo para os turistas que viajam pela Europa e, particularmente, por Itália. Dispõe de uma boa rede metropolitana, o que facilita as deslocações na cidade.


De forma a evitar a confusão e o tráfego rodoviário da cidade, assim que foi possível estacionei o carro e apanhei o metro, que tem uma estação chamada Duomo e que sai mesmo na praça central de Milão, Piazza del Duomo (intersecção linhas amarela e vermelha).


É indiscrítivel a sensação que se tem quando se sai da estação de metro e nos deparamos naquela praça, de frente para a construção majestosa, de estilo gótico, que é o Duomo de Milão! Os Duomos são igrejas ou catedrais, sob a forma de imponentes construções religiosas, verdadeiros símbolos arquitectónicos de cada cidade. E o Duomo di Milano, na minha opinião, não tem comparação a qualquer um dos outros que conheci nesta viagem, pois é realmente de uma beleza difícil de descrever! O próprio ambiente que se vive nesta praça é único, quer pelas pessoas locais que por aqui passam, quer pelos turistas que a visitam e pelas actividades lúdicas ou culturais que aqui vão ocorrendo.



A construção do Duomo, projectado pelo Leonardo Da Vinci, foi iniciada no século XIV e concluída após  cerca de 500 anos!
O próprio interior do Duomo é de grande imponência e está repleto de lindíssimos quadros e vitrais! A entrada em qualquer Duomo requer vestuário adequado para quem entra num local sagrado, pelo que pessoas com mangas cavas, decotes e saias ou calções acima do joelho não estão autorizadas e são mesmo barradas! A entrada é gratuita.





Mediante pagamento há também a possibilidade de subir ao terraço do Duomo (de elevador ou de escadas com cerca de 165 degraus). Do terraço obtemos uma boa vista panorâmica da praça e também de toda a cidade de Milão. É na cúpula deste terraço que encontramos a estátua dourada da Madonnina, a padroeira de Milão.




É também nesta praça, à direita do Duomo, que encontramos as famosas Gallerias Vittorio Emmanuelle II, o shopping mais antigo de Itália, repletas de lojas de marca e bons restaurantes e cafés! Com um formato em cruz, entradas sob a forma de arco e cupúlas em vidro, estas galerias levam-nos a viajar no tempo! Interligam duas praças e duas das construções mais famosas de Milão: a Piazza del Duomo  (e respectivamente o Duomo) e a Piazza della Scala (e o Teatro alla Scala ou La Scala, uma das mais conhecidas casas de ópera de todo o mundo que, infelizmente, não tive oportunidade de conhecer).
Quando entrei até encontrei um casal recém-casados, vestidos de noivos, a posar para a sua sessão fotográfica pelo que estas galerias servem de pano de fundo para vários tipos de eventos!


 
Mais uma dica que me ia esquecendo... à semelhança de outras cidades, o turista já pode adquirir o "Milano Card", um cartão que permite conhecer as principais atracções desta cidade. Este cartão turístico garante o acesso gratuito à rede de transportes públicos de Milão, assistência médica gratuita e desconto de 25% em cerca de 150 serviços, onde se incluem restaurantes, monumentos, museus e lojas que tenham acordo. O custo deste cartão é de 6,5 euros por um período de 24h ou de 10 euros para 3 dias (acresce um custo de 3 euros caso seja encomendado online), com a possibilidade de ser recarregado. O cartão pode ser adquirido em vários pontos na cidade ou ser comprado online. Atenção que no primeiro caso apenas é vendida a modalidade dos 3 dias. Espreitem em http://www.milanocard.it/ e confirmem as condições e vantagens.
 
Esta foi uma passagem curta, mas muito interessante, por Milão. Apesar desta cidade não ter a história de Roma, o romantismo de Veneza ou a vertente artística de Florença, o que vi adorei e recomendo vivamente!
 
De volta à estrada segui para Veneza...


Sem comentários:

Enviar um comentário