Páginas

domingo, 14 de abril de 2013

Assis

Assis, ou Assisi em Italiano, é uma cidade medieval e Sé episcopal, situada na região da Úmbria, província de Perúgia. A Úmbria conhecida como "Coração Verde de Itália" caracteriza-se pela suas belas paisagens onde as montanhas e vales contrastam com as suas planícies e nos dão o testemunho de uma riqueza medieval única. E foi na manhã em que seguia para Roma que decidi percorrer esta paisagem e rumei primeiro a Assis, cidade-mãe de São Francisco de Assis, fundador da Ordem dos Franciscanos. Para muitos devotos, São Francisco de Assis foi a maior figura cristã desde Jesus Cristo, pois em adulto seguiu uma conduta em todo semelhante. E não é que o nosso novo Papa escolheu o seu nome católico baseado na sua admiração por São Francisco de Assis? :)
 
É em redor de uma extensa planície, no cimo do Monte Subásio, que surge Assis e a sua bela Basílica di San Francesco. Inserida na antiga colina conhecida como "Colina do Inferno", local onde os criminosos eram executados, é hoje conhecida como a "Colina do Paraíso".
 
Sepulcro de S. Francisco, são os Frades Francicanos Conventuais os guardiões dos seus restos mortais. A construção deste Basílica foi iniciada após a sua canonização, em 1228, e conta com uma decoração feita por vários famosos artistas da época como, por exemplo, Giotto, Cimabue e Lorenzetti. A Basílica em si é composta por um Igreja inferior, onde vários peregrinos ficavam acomodados e que por isso mesmo representa a penitência, uma cripta, um convento e uma Igreja superior, que representa a glória de S. Francisco.
Declarada Património Mundial pela UNESCO, é um dos maiores santuários cristãos de todo o mundo e recebe muitos peregrinos todos os anos. Esteve encerrada até início do ano 2000, após ter sido arduamente restaurada, depois de um violento sismo ocorrido em Setembro de 1997. A entrada na Basílica é livre e a vista dela sobre a Úmbria é fabulosa.
 


 
Vale a pena também perder um pouco de tempo e percorrer as ruas e praças de Assis e sentir o seu ambiente distinto.
 

 
Foi uma passagem curta mas que me deixou óptimas impressões desta cidade e desta região, pelo que recomenda a sua visita.
Seguimos para Roma?

2 comentários: