Hoje vamos até à República Dominicana :)
A República Dominicana é um país de clima tropical, situado na Ilha de São Domingos, cuja única fronteira, a oeste, é com o Haiti. É o segundo maior país das Caraíbas (a seguir a Cuba), tanto a nível populacional como a nível de área territorial. Habitada originalmente pelos indígenas Taínos, foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1492, ao chegar a Santo Domingo, sua capital. A língua oficial é o Espanhol.
Esta foi das poucas viagens que fiz com sabor a dolce fare niente. Numa altura em que a prioridade era mesmo descansar ao máximo, escolhemos este destino, conhecido pelas suas boas praias, para recuperar energias. E não nos decepcionámos pois, não tenho qualquer dúvida, quando afirmo que aqui encontrei das melhores praias que já tive oportunidade de conhecer. Marcámos a estadia por agência de viagens - GeoStar - num hotel em Punta Cana e, no destino, reservámos 3 tours - pela Iberostar - que recomendo, de forma a conhecer mais um pouco este país. Pela minha experiência até hoje, escolher os tours no destino compensa, monetariamente, em relação a reservá-los a partir de cá, pela agência de viagens nacional. Por outro lado, ninguém melhor que os guias turísticos do país que visitamos, para nos aconselhar acerca das melhores excursões a realizar.
Punta Cana é uma região situada no litoral este da ilha, famosa pelas suas praias e onde estão situados vários hóteis de alta qualidade, pelo que esta é uma zona bastante turística.
Ficámos hospedados na zona do Bávaro, no hotel "Grand Paradise Bávaro, Beach Resort Casino & Spa" do grupo hoteleiro "Amhsa Marina", um complexo na linha da frente da praia..., em regime de alojamento com tudo incluído.
A cor da areia e a cor e a temperatura da água são realmente fabulosas, mas mais do que durante o dia, observar o pôr e o nascer do sol foram ocasiões imperdíveis.

O primeiro tour que realizámos foi para visitar a cidade de La Romana, mais concretamente a vila Altos de Chavón e a Ilha Saona. Inicialmente estávamos indecisos entre visitar a Ilha Saona ou a península de Samaná, também uma zona turística muito conhecida, situada a nordeste da ilha. Contudo, o que os guias locais nos aconselharam foi que estes são ambos locais muito semelhantes, em termos de beleza natural e praias com águas quentes e cristalinas, mas que, dada a nossa localização (de estadia) iríamos desfrutar de mais tempo útil em Saona, em relação a Samaná, dado que a distância a esta última, e o consequente tempo de transporte, seria consideravelmente maior (o que se iria reflectir, igualmente, no custo da excursão). Alguns dos viajantes, que tenham estado em Samaná, quer aqui partilhar connosco a sua experiência neste local?
Altos de Chavón é uma vila típica medieval, muito agradável, e caracterizada por um estilo europeu mediterrânico, banhada pelo Rio Chavón, local de fimagem de alguns filmes como os épicos "Apocalypse Now" e "King Kong" (a versão original).
Este anfiteatro, com uma capacidade de 5000 lugares, é utilizado como palco de vários concertos e eventos musicais que ocorrem no país.
Já agora uma curiosidade: o cantor Juan Luís Guerra, autor do famoso hit "Borbujas de Amor" é Dominicano :)
Já agora uma curiosidade: o cantor Juan Luís Guerra, autor do famoso hit "Borbujas de Amor" é Dominicano :)
A Ilha Saona é a maior ilha situada mesmo junto à República Dominicana e é um local de eleição para desfrutar do sol e do Mar das Caraíbas, famosa também por ter sido o "pano de fundo" do filme "Lagoa Azul". Tem mesmo uma zona de piscinas naturais, repletas de estrelas do mar que fazem as delícias dos turistas!
O segundo tour serviu para conhecer a capital da República Dominicana, Santo Domingo de Guzmán, a maior cidade deste país e com maior densidade populacional. Este é a típica cidade colonial, tendo sido declarada Património Mundial pela UNESCO. Foi a primeira cidade fundada no "Novo Mundo" e é conhecida como "a mais antiga das Américas".
Em primeiro lugar visitámos uma fábrica de charutos, produto típico deste país. Cuidado quem tem um faro muito apurado pois o odor desta fábrica é mesmo muito intenso.
Visitámos o "Alcázar de Cólon", edifício mandado construído por Diego Colombo, filho de Cristóvão Colombo. Esta foi a casa onde habitou a família Colombo por várias gerações e onde ainda encontramos vários objectos e peças de mobiliário originais, utilizados por esta família. Do outro lado da rua encontramos vários restaurantes inseridos em casas de estilo colonial conhecidos como "Las Altarazanas" que servem gastronomia nacional e internacional.
A poucos metros deste
edíficio encontramos a "Catedral Primada da América", a primeira a ser
construída pelos espanhóis, no "Novo Mundo". Ainda disponibiliza serviço
religioso.
"Faro a Colón" é um edifício com cerca de 31mt de altura e 800mt de comprimento onde encontramos alguns museus históricos, com documentos antigos, uma capela e um mausoléu onde se encontram os restos mortais de Cristóvão Colombo. Construído com a forma de uma cruz, quando as suas luzes se acendem durante a noite, esta forma é projectada no céu, visível a vários km de distância.

Em pleno centro encontramos ainda o café HardRock, local para mim obrigatório de visitar, em qualquer cidade do mundo. Claro que trouxe de lá uma t-shirt para a minha colecção!
Espero ter aqui deixado um bom testemunho sobre esta viagem e as experiências mais marcantes que vivi. Boa viagem para quem nos têm acompanhado neste blogue :)