Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Planear uma Viagem - Parte 1


Planear uma viagem não é tarefa fácil, principalmente quando não se tem experiência na área. Demora tempo e tem que se saber onde procurar as coisas. Já várias pessoas me pediram opiniões e ajuda ao planearem as suas viagens e acho que foi por isso que surgiu a ideia de fazer este blog!
Tudo começa com a Escolha do destino! Só isto por vezes já se revela uma tarefa complicada... Há tantos sítios para conhecer, tanta coisa para fazer e inúmeros sonhos por concretizar. Cada um tem as nossas preferências e eu confesso que o Oriente é a minha predição e que tenho dificuldade em não me inclinar sempre para esse lado do globo. 
Mas, à parte disto há vários factores que não podemos deixar de ter em conta na escolha de qualquer destino:
Duração da viagem - viagem que é viagem são duas ou três semanas no mínimo! Infelizmente nem sempre é possível e confesso que também se fazem óptimas viagens por menos. A minha opinião é que se tivermos uma semana ou menos não devemos pensar em sítios muito distantes porque passamos demasiado tempo em voos e transferes, o que se torna cansativo e deixa-nos pouco tempo útil de passeio. Neste caso gosto de optar por uma ou duas cidades na Europa...
Clima - ainda que hoje seja um pouco difícil de prever e que nos pregue algumas partidas convém sempre ter em atenção qual é a melhor altura do ano para se viajar para determinado destino. É muito fácil de procurar. Basta pôr no Google "best time to go to..." e aparecem variadas opções para consulta que nos explicam qual a altura das chuvas, do calor, etc. Geralmente dizem mesmo qual a época do ano aconselhada para o turismo. É preciso ter em atenção que em países de grandes dimensões o clima muda radicalmente de umas zonas para outras. Nem sempre dá para conjugar tudo portanto nesse caso e se quiser visitar tudo de uma vez convém escolher as alturas intermédias em que as previsões sejam razoáveis em ambos os locais.
Orçamento - Este é talvez o factor mais determinante na escolha do destino para a maioria de nós. A maior parte das viagens que realizei até hoje foram organizadas por mim e uma minoria através de agências de viagens. Sou da opinião que conseguimos poupar bastante dinheiro marcando tudo por nós salvo algumas excepções que geralmente são os programas de uma ou duas semanas num só destino com praia e que incluem voos, hotéis, transferes e refeições. Nesses casos dificilmente se consegue preços melhores que os da agência. Se a ideia for saltitar entre vários locais e conhecer o máximo de sítios possíveis então sem duvida o melhor é marcar tudo sozinho.
Por hoje é tudo e acho que já foi demasiado : )


1 comentário:

  1. concordo inteiramente. Há dificuldades e dúvidas mas ter um road map adequado incluindo as condicionantes de tempo, budget é essecnial e muito útil.
    fico fã do teu blog Inês. Continua a sonhar e a viajar. Um bjo

    ResponderEliminar