Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

Padova (Pádua)

No regresso de Veneza, a caminho de Florença, fiz uma paragem ainda bem cedo em Padova (Pádua em Português). O tempo estava um pouco chuvoso pelo que acabei por não me alongar muito no percurso o que, de qualquer forma, acabou por ser mais que suficiente.
 
Pádua situa-se ainda na região de Véneto e é uma conhecida cidade de cariz estudantil, cuja universidade é uma dos mais antigas do mundo. Esta foi também a cidade onde o padre franciscano Santo António (o Santo Padroeiro da cidade de Lisboa) passou grande parte da sua vida e onde acabou por falecer.
 
A circulação no centro da cidade é condicionada pelo que estacionei mais uma vez na periferia (onde não faltam parquímetros) e circulei a pé.
Partindo da Universidade de Pádua, caminhei em direcção ao Palazzo della Ragione, "Palácio da Razão", antigo tribunal da cidade a actual Câmara Municipal. Em frente deste encontramos a praça do mercado da cidade.


Um pouco mais à frente damos de caras com o Duomo cujo interior simples alberga vários frescos da época medieval, que retratam episódios bíblicos com cenas da Criação, dos Milagres, da Crucificação e da Ressurreição de Cristo.


 

Continuando o circuito escolhido, entrei na Piazza dei Signori, um espaço ao ar livre, amplo e rodeado de cafés e lojas antigas.


Ainda nesta praça vemos o Palazzo del Capitanio em cuja face frontal encontramos um relógio astronómico muito antigo mas muito bem conservado.


Prosseguindo, passei ainda pelo Caffè Pedrocchi, um importante e famoso ponto de encontro dos estudantes e dos locais da cidade, sendo um dos cafés mais conhecidos de toda a Itália. A sua entrada imponente assemelha-se a um templo clássico e é efectivamente uma construção muito bonita. No seu interior encontramos ainda um museu onde estão guardados documentos sobre a história de Itália contemporânea.


Na minha opinião, desta cidade apenas ficou em falta a visita à Cappela degli Scrovegni, uma pequena construção cujo interior encontra-se repleto por coloridos frescos de Giotto, que representam várias cenas da vida de Cristo. A entrada é paga e atenção que é necessário reservar com alguma antecedência (por telefone ou no site www.cappeladegliscrovegni.it), pois dadas as suas dimensões, o número de visitantes em cada visita é muito reduzido. E foi esta a razão pela qual ficou em falta!  Uma curiosidade é que cada grupo de visitantes têm inicialmente de aguardar cerca de 15 minutos numa antecâmara de descontaminação, que serve para manter o melhor possível a conservação do seu interior.
 
Segui depois a caminho da província da Toscana :)

Sem comentários:

Enviar um comentário