Páginas

domingo, 24 de março de 2013

San Gimignano

Aproveitando a minha estadia em Florença decidi passear pelos seus arredores. Num dos dias rumei a Siena mas passei primeiro em San Gimignano, uma pequena vila medieval rodeada ainda pelas suas muralhas e que parece ter parado no tempo, desde a Idade Média. O acesso à vila pode ser feito através de um dos seus cinco portões de entrada. Está situada na Região da Toscana, província de Siena e o seu centro histórico foi declarado Património Mundial pela UNESCO.
Outrora um povoado Etrusco, foi alvo de grande desenvolvimento quando se encontrava na rota dos peregrinos que rumavam até Roma, mas um desvio neste percurso e a Peste Negra levaram ao seu declínio económico e consequente abandono.
 
 
É famosa pelas suas torres - "San Gimignano delle bella torri" - mandadas construir por famílias nobres rivais ,nos séculos XII e XIII, como sinónimo do seu poder e riqueza. Cada família mandava construir uma torre com uma altura superior à última torre edificada, como forma de demonstrar  a sua superioridade. Este tipo de rivalidade levou a que o Conselho da vila decretasse em 1255 que nenhuma torre deveria ser maior em altura que a Torre Grossa, junto ao Palazzo Comunale. Chegaram a ser construídas 72 torres mas hoje em dia restam apenas 13.
A antiga Piazza delle Erbe, actualmente Piazza Ugo Nomi, tem uma forma triangular e é onde podemos encontrar duas torres "gémeas", mandadas construir pela família Ghibelline Salvucci.  Apesar do intuito da sua construção (terem ambas juntas uma altura superior à Torre Grossa, indo contra o decretado pelo Conselho), na realidade não têm sequer a mesma altura.
 
 
Na Piazza del Duomo podemos visitar a Basílica Collegiata di Santa Maria Assunta, dentro da qual vemos vários frescos sobre episódios do Antigo Testamento e temas como a Criação ou o Juízo Final. Ao lado do Duomo encontramos o Palazzo Comunale ou Palazzo del Popolo que integra o Museu Civico, com entrada paga e que permite a subida à torre mais alta da vila - a torre Grossa com cerca 54 metros de altura e 200 degraus. Esta é a única torre aberta ao público. Do outro lado do Duomo vemos o Palazzo Vecchio del Podestà com a sua Torre Rognosa (com cerca de 51 metros de altura, pensa-se que poderá ser esta a torre mais antiga da vila), que serviu de prisão até ao final do século XIV. Já foi entretanto convertido em hotel e em escola.
 
 
A Piazza della Cisterna, centro da vila antiga, deve o seu nome ao poço que se encontra no seu centro. Aqui encontramos várias esplanadas pelo que é um bom local para descontrair um pouco e ficar a observar o movimento da vila.
 
 

 
Agora algumas dicas que me lembrei:
- esta pitoresca vila é também famosa pelo seu vinho e pelo gelado (inclusivamente a Gelataria "Dondoli" ganhou por duas vezes o Concurso de Melhor Gelado do Mundo), pelo que não deixem de os saborear;
- a circulação automóvel no interior da vila é condicionada e sujeita a pagamento. Contudo, nos arredores da vila existe um parque gratuito, embora com estacionamento de duração limitada. Para quem não queira levar carro existem várias agências que fazem excursões de um dia e que combinam, inclusivamente, pacotes de visita a Siena e San Gimignano;
- a vila é um local turístico por excelência, sendo bastante movimentada, por isso vale a pena visitá-la bem pela manhãzinha (como eu fiz) ou passar lá uma noite, de forma a conseguir conhecer melhor este cantinho em horário de menor afluência.
 
Obrigada pela vossa companhia! Seguimos agora para Siena :)

Sem comentários:

Enviar um comentário