Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Maldivas e Dubai

Em Dezembro do ano passado fui às Maldivas e ao Dubai um pouco por acidente. Não deixou de ser um acidente bastante feliz e agradável mas a ideia inicial era outra. Há bastante tempo que já tínhamos uma viagem à Argentina marcada para essa altura, mas tivemos de mudar os nosso planos por causa do vulcão no Chile que insistia em deitar cinzas para o espaço aéreo... Em suma, tivemos de cancelar a viagem e pensar noutro destino para irmos durante 15 dias. Há já algum tempo que queria ir ás Maldivas e pareceu-me uma excelente oportunidade. No entanto, e porque achei que me iria fartar de estar 15 dias seguidos numa ilha, quis aproveitar o facto de ir fazer escala no Catar para visitar o Dubai.
Esta viagem foi feita através de agência de viagens porque, tal como já vos disse antes, quando são programas de voos mais hotel, em locais de praia, não compensa ir por nós. De qualquer modo os dias no Dubai foram por nossa conta. Limitei-me a perguntar à agência se havia a possibilidade de aumentar o tempo de escala no Catar sem custos adicionais ao qual me responderam que a companhia aérea apenas o permitia no regresso. Dito e feito!
Pedi para fazermos uma escala de 3 dias, comprámos os voos do Catar para o Dubai e marcámos hotel. Fácil e económico : )

Nas Maldivas ficámos no Sun Island Resort and Spa que, apesar de não ser uma resort luxuoso, se verificou a escolha certa para mim. Isto porque fica numa ilha bem grande, com bastante oferta de actividades. Honestamente, e para quem me conhece, eu tenho um bocadinho de "bicho carpinteiro", como se costuma dizer aqui para os meus lados, o que me impede de estar muito tempo quieta sem fazer nada. Isto pode revelar-se um problema numa ilha muito pequena, sem nada para fazer pelo que quanto mais oferta melhor. 




Optámos por um "superior beach bungalow" que é o bungalow de preço intermédio, situado na praia mesmo em frente à água e que possui duas espreguiçadeiras para uso exclusivo de cada quarto. Os bungalows standard apesar de mais baratos, também são mais pequenos e localizam-se no interior da ilha o que não permite tirar tanto partido dum sitio tão paradisíaco como este. 



Os "water bungalows" significativamente mais caros ficam por cima da água e são bastante atractivos visualmente. No entanto e para quem gosta do contacto com a areia e da sombrinha da palmeiras, que é o meu caso, fica mais bem servido com os bungalows na praia e poupa algum dinheiro. 



Vamos ser honestos, há poucas praias no mundo como as das Maldivas! Praias de areia branca a contrastarem com o verde forte das palmeiras e restante vegetação, águas  cristalinas com uma imensidão peixes e corais. E eu que, na minha profunda ignorância, achei que me ía fartar deste sitio! Não aconteceu e acho que não aconteceria tão cedo se tivesse ficado lá mais uns tempos. É claro que o facto de eu fazer mergulho também contribuiu para ocupar mais o tempo, mas mesmo para quem não faz mergulho é inevitável não passar horas esquecidas a observar os peixinhos quer no snorkeling quer  mesmo de fora de água.






Para os amantes de mergulho não posso deixar de dizer que este é um óptimo destino de viagem. Para quem nunca se estreou pode aproveitar para fazer o baptismo de mergulho porque com certeza não se irá arrepender. O resort tem escola de mergulho e uma grande variedade de material (em boas condições) para alugar.



Olha só para nós lá em baixo! Eu sei que é difícil reconhecer alguém nestas condições, mas eu asseguro que sou a do meio : )



Foi nas Maldivas que tive uma experiência única e que provavelmente não se voltará a repetir. Tive o privilégio de estar a escassos metros de um tubarão baleia. Que emoção!



 


Na minha opinião as Maldivas são um dos melhores destinos do mundo para quem gosta de praia e vida marinha. Recomendo vivamente e quase que arriscava dizer que é impossível alguém não gostar disto!






Quanto ao Dubai a opinião já é um pouco diferente... É sem dúvida uma cidade que impressiona bastante pela arquitectura moderna e pela ostentação de riqueza. Contudo, e não sei se mais alguém partilha desta ideia, senti que faltava uma grande componente humana. É uma cidade um pouco despida de carisma e de "personalidade". Talvez devido às elevadas temperaturas que se fazem sentir na maioria do ano, e que impede as pessoas de andarem na rua, ou talvez por ser uma cidade com muito poucos anos de história.
Não quero dizer com isto que não gostei da cidade, gostei e acho que vale a pena conhecer, mas não é um sítio para voltar tão cedo.
Aconselho a quem quiser passar dois ou três no Dubai optar por fazer o Big Bus Tour que é um "Hop-on Hop-of sightseeing" e que nos leva a todas as atracções turisticas. Podem comprar o bilhete válido por 24 ou 48 horas, entrar e sair as vezes que quiserem nas  várias paragens e terem uma perspectiva da cidade durante a noite. Inclui ainda um passeio de barco no rio pela parte mais antiga da cidade. 
Inevitável será visitarem uns quantos "shopping malls" que são na maioria enormes e muito atractivos. Para quem for decidido a gastar dinheiro em compras, este é um óptimo local para isso porque vai encontrar todas as lojas possíveis e imaginárias.







3 comentários:

  1. Muito bom post!! Pessoal e informativo. Grandes fotos tambem :) Keep up..

    ResponderEliminar
  2. Adorei .... ;) as fotos do mergulho sao simplesmente fantásticas!

    ResponderEliminar
  3. Em Agosto do ano passado estive no Dubai e arrependo me tanto de não ter passado nas Maldivas...enfim.
    Não sei se foi por ter ido ao Dubai na altura do Ramadão, mas foi uma cidade que me marcou muito, pelos cheiros, sabores e sobretudo pelo mistério e o sagrado. De facto não é uma cidade com História, mas vale pela sua excentricidade e pela segurança que se sente.

    http://omelhorvemaseguir.blogspot.pt/2012/04/dubai.html

    ResponderEliminar