Páginas

sábado, 2 de março de 2013

Informações e dicas sobre Veneza

Situada na região de Véneto, a nordeste de Itália, Veneza é uma cidade e uma comuna italiana (equivale a um concelho em Portugal) constituída por uma parte térrea firme em Mestre e por uma parte flutuante - um arquipélago - na Lagoa de Veneza, de onde fazem parte as ilhas de Lido, Murano, Burano, Torcello, entre outras. Construída sobre bancos de areia criados por correntes do Mar Adriático, esta cidade tem sobrevivido a constantes inundações (e consequentes efeitos erosivos da água) e tem conservado a sua beleza própria e riqueza arquitectónica incomparável. Antigamente sob o domínio de Doges, a cidade conhecida como a "Porta do Oriente" era o espelho da prosperidade, riqueza e poder. Actualmente, Veneza é reconhecida como a "Cidade dos Canais", onde as suas ruas são canais aquáticos que serpenteiam por toda a cidade e os seus palácios foram transformados e deram lugar a hotéis, lojas, museus. Por tudo isto foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO.


 
 
Veneza encontra-se dividida em seis bairros ou divisões administrativas, atravessadas ao centro pelo Grande Canal: Cannaregio, Castello, Santa Croce, Dorsoduro, San Polo e San Marco (o "coração" de Veneza). Está servida pelo Aeroporto Internacional Marco Polo, acessível por terra, através de Mestre, ou por água através de táxi aquático ou por Vaporetto.
O único acesso térreo a Veneza é pela estrada S11, construída sobre a Ponte della Libertà, a partir de Mestre até ao bairro de Cannaregio. Esta é uma viagem que pode ser feita de carro, de autocarro - destino na Piazzale Roma, onde se encontram o terminal rodoviário e os parques de estacionamento - ou de comboio - destino na estação de Santa Lucia.
 
 
Na altura em que visitei Veneza estava a decorrer um dos eventos da Bienal e o alojamento no centro da cidade estava completamente esgotado. Nos seus arredores a circulação de veículos é condicionada e sujeita a pagamento diário, pelo que optei por ficar em Mestre, junto à estação ferroviária. Para quem acha que esta zona poderá ter um pouco do charme de Veneza, pela sua proximidade, engane-se! Mestre é uma localidade pertencente ao município de Veneza mas sem qualquer beleza e  até um pouco escura. Talvez por isso mesmo o preço do alojamento é consideravelmente mais em conta que em Veneza, pelo que muitos turistas optam por aqui ficar, já que também o acesso ao centro é fácil e rápido. Foi num quiosque na estação de Mestre que comprei o "Venice Card", que funciona de forma similar aos outros cartões turísticos que várias cidades italianas disponibilizam:
 
- no site: http://www.hellovenezia.com podem encontrar informação sobre as vantagens e tipos de cartões disponíveis, no que concerne ao acesso à cultura. De uma forma genérica existem 3 cartões: o junior (dos 6-29 anos), o de adulto (a partir dos 30 anos) e o exclusivo à zona de São Marcos e têm todos a validade de 7 dias. Com estes cartões o turista entra gratuitamente ou obtém uma tarifa reduzida no acesso a vários monumentos, igrejas, museus, lojas e exposições várias. Existe também a opção "Rolling Venice" que combina o acesso à cultura com o acesso a transportes ACTV, a principal e melhor rede de transportes públicos de Veneza;

- no site: http://www.veniceconnected.com encontram informação relativa a cartões turísticos dedicados a diferentes categorias como cultura, transportes, acesso wi-fi, acesso a sanitários públicos e a estacionamento. Existem diversas combinações em cada uma dessas categorias e com diferentes intervalos de duração, desde 12h até 7 dias.

Na minha opinião, o passe electrónico de transportes acaba por ser muito útil pois permite o acesso sem restrições (dentro da duração adquirida) à rede ACTV, que inclui transporte de Mestre a Veneza e viagens dentro de Veneza nos Vaporetto (ou Vaporetti).

 
Estas embarcações são antigos barcos públicos a vapor, hoje motorizados, que circulam pelo Grande Canal e em redor da Lagoa de Veneza (dão assim acesso às outras ilhas) e deslocam-se também ao aeroporto que tem uma linha exclusiva. Percorrem diversas linhas de circulação e têm várias estações (imaginem um metro aquático!). A linha n.º1 é a principal e a mais procurada pois é aquela que percorre o Grande Canal de uma extremidade à outra, pelo que nos garante uma perspectiva geral de Veneza e nos permite perceber quais os pontos que queremos conhecer melhor. A velocidade destas viagens permite-nos ver bem o percurso e tirar fotografias à vontade! Existem horários afixados em todas as paragens se bem que nas linhas principais os barcos passam com uma frequência de 10-20minutos, à excepção do horário noturno que é mais espaçado. Atenção que em cada viagem o bilhete tem sempre de ser validado. Para além destes passes poderem ser comprados em postos de venda autorizados como quiosques, cafés, lojas e postos de turismo, em último caso, também podem ser adquiridos nas próprias embarcações, mas aqui são vendidos a um preço mais caro. Consultem também a sua página oficial em http://www.actv.it.

 
Vocês devem estar a pensar... então e as famosas gôndolas? Pois é, as gôndolas são embarcações esguias e de cor obrigatoriamente preta, que estão bem ornamentadas no seu interior. Guiadas por um gondoleiro, o seu formato permite-lhes aceder a qualquer canal de Veneza, mesmo aos mais estreitos, e servem de transporte exclusivo a turistas. Normalmente têm uma lotação de duas pessoas existindo um género de gôndolas de maiores dimensões que servem para grupos de turistas, denominadas Traghetti, mas cuja circulação se circunscreve ao Grande Canal e pouco mais. Contudo, o facto das gôndolas serem símbolo da cidade tornou-as excessivamente caras (na minha perspectiva) e insuficientes para quem quer conhecer bem Veneza e os seus monumentos, principalmente quando comparamos com as outras opções de transporte. Procurem verificar os preços oficiais tabelados e tentem negociar com o dono da embarcação o valor. Claro que uma viagem de gôndola torna-se quase obrigatória, mas não passa apenas disso, de uma experiência típica em Veneza!



Os táxis aquáticos são embarcações a motor, rápidas e confortáveis com uma cabine interior, que circulam por Veneza e permitem fazer a travessia até ao aeroporto em menos tempo. Atenção que aplicam sobretaxas pelo transporte de bagagens e pelo transporte noturno. 


Claro que Veneza está também provida de meios aquáticos de socorro. Ora vejam como uma ambulância ou os bombeiros, que nos habituámos a ver circular por terra, circulam plenamente nos canais!



Existe ainda outras embarcações que permitem circular em Veneza mas que para além de não fazerem parte da rede ACTV não servem tão bem esta cidade, pelo que não as especifico aqui.

Agradados com estas primeiras impressões? Pois bem, no próximo post vamos continuar em Veneza :)

2 comentários:

  1. Adorei o post e confesso que Veneza está nos meus objetivos. Quando? Logo se verá. Mas continua que eu vou tirar algumas dicas. Beijnhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixes mesmo de ir a Veneza Marta, é fabuloso e vale mesmo a pena! Acaba por ser um destino relativamente perto, a língua não é grande obstáculo e até a EasyJet já voa para o aeroporto internacional Marco Polo a partir de Lisboa (o que comigo há 2 anos ainda não acontecia), por isso já não há muitas desculpas! Continua a acompanhar-nos e espero que gostes do próximo post :)

      Eliminar