Páginas

sábado, 16 de março de 2013

Pisa

Desde o ínicio da organização desta viagem a grande dúvida era ir ou não ir a Pisa. A maior parte das opiniões que ouvi era que não valia a pena e que a cidade não tinha nada mais para ver para além da conhecida torre inclinada. Contudo algo em mim insistia para fazer esse desvio, quando estivesse a caminho de Florença. E teimosa como sou foi assim mesmo que fiz e em nada fiquei decepcionada. Sim, é verdade que a cidade nada mais tem para ver mas só e apenas a visualização daquela torre valeu pela visita e pelo desvio! Na realidade sempre tive imensa curiosidade em conhecer este monumento por isso não pudia deixar de o fazer, caso contrário aí sim ficaria desiludida comigo mesma!
 
Pisa é uma comuna italiana pertencente à província com o mesmo nome e situada na região da Toscana. Junto à costa litoral ocidental de Itália, o estuário de Pisa era o maior porto marítimo romano, tendo dominado as rotas comerciais com Espanha e com o Norte de África. Segundo a lenda, foi neste porto que desembarcou S. Pedro e foi daqui que partiu para Roma para pregar o Evangelho. Foi esta riqueza que lhe permitiu crescer culturalmente e avançar com a construção do Duomo, do Batistério e do Campanário - a Torre de Pisa.  
 
É no Campo dei Miracoli que encontramos a Catedral ou Duomo da cidade, o Batistério, o campanário ou Torre de Pisa e o camposanto - o cemitério da cidade. Todo este complexo foi declarado Património Mundial da UNESCO.
 
 
As entradas no Duomo, no Batistério e no Camposanto são livres. Entrei nos dois primeiros e percebi que a sua beleza exterior é continuada no seu interior, pelo que vale a pena conhecer estes dois monumentos, que são dos mais importantes da região da Toscana.
 
 
 
A Torre de Pisa, uma construção em mármore branco, levou cerca de 177 anos a ser construída, período este dividido em três fases, tendo sido o início no ano de 1173. A identidade do arquitecto responsável por esta obra é ainda hoje controversa. Desde o início que a Torre foi erguida a direito contudo, a partir da construção do seu terceiro andar, a estrutura foi ficando inclinada em direcção a sudeste, devido a uma fundação mal construída, assim como também devido a um subsolo arenoso, menos compactado e, por isso mesmo, mais instável (pensa-se que o seu subsolo seria, em outros tempos, um porto fluvial). Após uma primeira paragem de quase cem anos, a sua construção foi retomada e como forma de compensação da inclinação, decidiu-se erguer os andares com um lado mais alto e outro mais baixo o que levou a Torre, gradualmente, a inclinar-se em direcção contrária.
A Torre de Pisa tem uma altura perto dos 56 metros, com um desnível de cerca de 1 metro, dividida por oito pisos e um peso calculado em 14 500 toneladas! É possível subir ao cimo da Torre através de 294 ou 296 escadas, dependendo do lado pelo qual se sobe. A subida é paga e limitada em duração e a um número de visitantes organizados em grupos. Existe um horário definido ao longo do dia, para cada subida, pelo que aconselho reserva prévia, pois rapidamente os bilhetes esgotam. Podem adquiri-los através do site http://boxoffice.opapisa.it. Atenção que o acesso é interdito a menores de 8 anos. 
No topo da Torre estão 7 sinos com um peso combinado de quase 10 500 kg o que aumenta imenso a pressão desta construção!
 
Apesar da preocupação do Governo Italiano em empreender esforços para realizar trabalhos de restauro da edificação da Torre, de forma a impedir a sua queda, decidiu-se manter sempre alguma inclinação, já que é esta característica peculiar que vale a promoção do turismo nesta zona. O último trabalho de restauração da edificação decorreu entre o final do século passado e o início deste século, o levou ao fecho da Torre ao público. Permitiu diminuir a sua inclinação de 5,5º para 3,99º, o que equivale a cerca de 38 cm, o que não deixa de ser incrível! Desta forma, no final deste processo a sua visita foi considerada novamente segura pelo que foi reaberta. Este foi um trabalho da responsabilidade de uma vasta equipa, tanto multinacional como multiprofissional. Estima-se que a torre está a uma distância de quase 4 metros relativamente ao ponto onde se encontra quando comparado com o ponto onde se deveria encontrar, se estivesse completamente direita. Atualmente a Torre encontra-se inclinada para sudoeste. Os trabalhos de reabilitação da sua superfície são continuamente realizados pois os efeitos erosivos do clima assim como a "idade avançada" da torre não ajudam à sua manutenção.
O ambiente que se sente neste complexo é de diversão pois um pouco por todo o lado vemos as pessoas a simular movimentos relacionados com a inclinação da Torre e, claro, eu também não pude resistir a realizar alguns!
 
 
Agora duas curiosidades:
- um pouco por todo o mundo, nomeadamente na Alemanha, outras construções têm desafiado a celebridade da inclinação da Torre de Pisa;
- segundo uma lenda, foi nesta Torre que Galileu Galilei fez uma experiência sobre a lei da gravidade e demonstrou que a velocidade de descida de dois corpos diferentes é independente da sua massa.
 
Obrigado por me acompanharem nesta visita! Vamos continuar pela Toscana...

1 comentário:

  1. Eu adorei Florença e gostei muito de Pisa, apesar de ter visto muito pouco...
    Mas continuem que eu cá continuarei a visitar-vos!

    ResponderEliminar