Páginas

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Luxor



Em Luxor conhecemos o Templo de Karnak, o maior de todos os templos, é um grande complexo cuja construção demorou mais de 2 mil anos! A sua aldeia era conhecida na antiguidade como "o melhor de todos os lugares".

Composto por várias divisões, a sala principal - a Sala Hipóstila ou Grande Colunata - é dedicada ao Deus Amon-Rá, rei dos deuses, um amplo espaço com 134 colunas, cada com 21mt de altura.









A entrada deste templo é feita por uma avenida com 52mt de comprimento, repleta de estátuas com cabeça de carneiro e corpo de leão, conhecida como a "Avenida dos Carneiros". O carneiro era tido como símbolo de protecção. De cada lado, estão 20 estátuas destas.









Um dos locais mais importantes deste templo é o Lago Sagrado, com cerca de 80mt de comprimento e 40mt de largura. É composto por águas naturais subterrâneas, utilizadas, na antiguidade, pelos sacerdotes para se purificarem no início de cada dia. Junto ao lado encontramos uma estátua de um escaravelho, símbolo da ressureição e uma das formas do Deus Sol. Ainda hoje em dia, os egípcios acreditam que girar em torno desta estátua traz boa sorte!





Um outro emblema do Egipto é o Vale dos Reis, situada nas montanhas de Tebas, sendo este uma necrópole repleta de túmulos de faraós, muitos ainda por descobrir, pelo que é um local que se encontra em constantes escavações. Ao todo, até 2008, tinham sido encontrados 63 túmulos. Para além de uma atmosfera que mete respeito a qualquer um, cada túmulo encontrado encerra inúmeras histórias e dá a conhecer novos acontecimentos da antiguidade. A última grande descoberta foi o Túmulo de Tutankhámon.



  

Junto à encosta deste Vale encontramos o Templo da rainha faraó Hatshesup, filha do Deus Amon-Rá, na aparência do Faraó Tutmés I. Reinou durante 22 anos e, segundo consta, foram tempos de paz e de prosperidade no Egipto.
Nas proximidades encontramos ainda os conhecidos Colossos de Mémnon, duas gigantes estátuas, guardiãs do antigo templo de Amem-hotep III, um dos maiores templos da antiguidade, mas que foi destruído pelos inundações do Rio Nilo. Assim, e apesar de muito desfiguradas, estas duas estruturas mantém-se de pé. Atingem os 18mt de altura. Segundos os populares, o colosso a norte "canta", fenómeno este explicado pelo passar do vento numa fenda aberta após um sismo ocorrido nesta zona em 27a.C.



Sem comentários:

Enviar um comentário