Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Turquia


A viagem à Turquia ocorreu em Maio de 2009 durante nove abençoados dias! Este país impressionou-me bastante pela positiva e se tiver oportunidade de voltar lá brevemente não hesitarei. Só lamento não ter ido por mais tempo, mas ainda assim deu para conhecer quatro dos pontos mais importantes: Istambul, Capadócia, Ephesus e Hierápolis - Pamukkale.
A Turquia é uma país euro-asiático que faz fronteira com oito países e que geograficamente se divide em 7 áreas - Akdeniz, Anatólia Central Anatólia Oriental, Anatólia Sudeste, Egeu, Karadeniz e Mármara. É sem dúvida uma país riquíssimo em termos de História, Cultura e Monumentos. Actualmente possui 10 locais classificados, pela Unesco, como Patrimônio Mundial da Humanidade.
A grande maioria da população é muçulmana, com pequenas minorias de judeus e cristãos. A língua oficial do país é o turco sendo esta a mais falada, seguida do curdo por cerca de 18% da população. Na maior parte dos locais de comércio e restauração os emregados falam inglês, ainda que por vezes seja difícil de perceber devido ao sotaque.
A moeda que circula é a lira turca, mas também aceitam euros na maioria das lojas. Aconselho a pagarem em liras porque o câmbio feito nas lojas não costuma ser muito favorável ao cliente.
Ancara é a capital, mas Istambul é a maior cidade e a antiga capital dos Impérios Otomano e Bizantino, única cidade no mundo a atravessar dois continentes. 


Parte desta viagem foi organizada por nós: comprámos os voos Lisboa - Istambul e regresso e marcámos um hotel na cidade. O resto do programa foi feito com uma agência local que encontrámos na internet e que incluía os voos domésticos, hoteis, algumas refeições e tours com guia (http://www.travelshopturkey.com). Comparativamente aos programas das agências de viagens portuguesas esta opção saiu consideravelmente mais barata.
Quanto ao clima, as estações do ano são idênticas às nossas e as melhoes alturas para visitar o país são a Primavera, Maio/Junho e o Outono, Setembro/Outubro porque as temperaturas são amenas e favoráveis ao passeio. Escusado será dizer que também são os meses considerados época alta e portanto os preços são mais elevados que no resto do ano.

Cenas dos próximos capítulos: Istambul!

Sem comentários:

Enviar um comentário